O senador e ex-presidente Itamar Franco, 81, morreu ontem 01/07/11, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia. Itamar se licenciou do Senado poucos dias depois para realizar o tratamento contra a doença e, segundo os médicos, vinha respondendo bem às sessões de quimioterapia.
No dia 27 de junho, porém, boletim médico mostrou que o senador havia contraído uma pneumonia grave e foi transferido para a UTI (Unidade de Tratamento Intensiva) do hospital. A leucemia havia sido detectada após o ex-presidente realizar exames devido a forte gripe.
O ex-presidente, que governou o país de 1992 a 1994, após a renúncia de Fernando Collor de Mello, completou 81 anos no último dia 28 de junho. Itamar também governou o Estado de Minas Gerais entre 1999 e 2003 e foi eleito senador no ano passado, com 5.125.455 votos.
Engenheiro, Itamar Augusto Cautiero Franco nasceu em 28 de junho de 1930 a bordo de um navio. Ele foi registrado em Salvador (BA). Sua carreira política teve início no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), legenda pela qual foi eleito prefeito de Juiz de Fora em duas gestões, entre 1967 e 1971 e entre 1973 e 1974.
Também representando o MDB, Itamar chegou a Brasília para seu primeiro mandato como senador em 1974. Ele se reelegeu em 1982, já como militante do PMDB. Quatro anos depois, migrou para o PL, após divergências com o diretório mineiro do PMDB. Ele chegou a concorrer ao governo de Minas, mas perdeu a disputa para a antiga legenda.
Em 1989, durante as primeiras eleições diretas para presidente depois da ditadura militar, Itamar foi eleito vice-presidente do Brasil pelo PRN, na chapa de Fernando Collor de Melo. Collor recebeu 20 milhões de votos no primeiro turno e 35 milhões no segundo turno, contra o petista Luiz Inácio Lula da Silva.
Dono de um temperamento marcado pela defesa das causas nacionalistas, explosões de humor e espontaneidade, Itamar Franco assumiu o comando do Executivo em 1992, com a renúncia do então presidente Fernando Collor de Mello. Durante sua gestão, foi implantado o Plano Real, cujo conjunto de medidas garantiu a estabilidade econômica e o controle da inflação no país.
Na equipe de governo de Itamar Franco estava o senador Fernando Henrique Cardoso, que assumiu, em momentos distintos, os ministério da Fazenda e das Relações Exteriores. Ao lançar-se candidato à eleição presidencial, Fernando Henrique ganhou o apoio de Itamar para a disputa. No governo Fernando Henrique, romperam politicamente. Itamar Franco chegou a pensar em voltar à Presidência, mas desistiu e preferiu concorrer ao governo de Minas Gerais.
ENTENDA A NOTÍCIA
Itamar morreu às 10h15 após um AVC. O corpo será transferido para Juiz de Fora (MG), para ser velado e depois para Belo Horizonte, cidade na qual, por desejo seu , o corpo será cremado, após homenagens no Palácio da Liberdade.
Linha do tempo
1930
Nasce no dia 28 de junho, a bordo de um navio no litoral baiano
1965
Filia-se ao MDB, partido de oposição ao regime militar
1966
É eleito prefeito de Juiz de Fora com 75% dos votos
1968
Casa com Ana Elisa Surerus, com quem tem depois duas filhas
1980
Participa da fundação do PMDB
1986
Filia-se ao PL e, no ano seguinte, candidata-se ao governo de Minas, mas é derrotado por Newton Cardoso (PMDB)
1988
Foi presidente de CPI da Corrupção, que investigou o governo Sarney
1989
Filia-se PRN ao para ser candidato a vice-presidente na chapa de Fernando Collor e é eleito
1990
Como vice-presidente, afasta-se de Collor e demonstra discordância sobre a política econômica do governo
1992
Após reforma ministerial, afasta-se do PRN e critica em carta a Collor o perfil do novo governo. Com a sequência de denúncias de corrupção no governo, Collor deixa a Presidência e Itamar assume, primeiro como interino, depois em definitivo
1993
Pede o retorno da produção do Fusca, que havia deixado de ser fabricado no Brasil em 1986
Seu então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anuncia o Plano de Estabilização Econômica
1994
Plano Real entra em vigor em 1º de julho
1998
É eleito governador de Minas pelo PMDB
1999
Anuncia moratória de 90 dias da dívida de Minas Gerais com a União
2010
É eleito senador pelo PPS.
Vocês já devem ter percebido,que hora e meia, eu estou envolvido com a Política e o Futebol, com algumas das minhas Previsões.
Sendo assim,não poderia de registrar aqui o meu pesa por sua partida Itamar,pois nós os sensitivos,mediuns e esotéricos temos a capacidade e a facilidade de enxergar além,e como tal, eu atesto aqui, que você foi,sim um grande homem. Um exemplo verdadeiro daquele "Homem De Bem", que fala o Evangelho Segundo O Espiritismo no seu capitulo XVII. O povo Brasileiro agradece a sua existência entre nós como Homem Publico e Político Honesto que tanto vai fazer falta para todos nós.
Regih Ricarth.
Nenhum comentário:
Postar um comentário