Inicialmente vamos examinar a questão da homossexualidade à luz da
Nossa consoladora Doutrina Espírita. Ao final, propomos algumas reflexões e
damos sugestões que esperamos possam ajudá- lo.
Nossa consoladora Doutrina Espírita. Ao final, propomos algumas reflexões e
damos sugestões que esperamos possam ajudá- lo.
Na questão 202 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta:
“Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou
no de uma mulher?" A resposta: "Isso pouco lhe importa. O que o guia na
escolha são as provas por que haja de passar".
Os Espíritos superiores querem dizer com isto que, escolhida a
opção, deve- se enfrentar as provas referentes a tal opção. Se a escolha for
o corpo masculino, deverá enfrentar as experiências reservadas ao homem; se
a encarnação ocorrer no vaso feminino, as provas serão as reservadas às
mulheres, como, por exemplo, a maternidade. Em conseqüência, devem suportar
com resignação as provas que dizem respeito ao sexo escolhido.
Segundo o pensamento espírita, o homossexual é um espírito que
enfrenta momento de provação, e que deve estar vigilante para que saia
vitorioso desta provação, em vez de agravar os seus débitos perante a lei
divina. Você deve estar se perguntando: E o que é estar de acordo com a lei
divina? A resposta foi dada por Jesus: Fazer aos outros todo o bem que
gostaríamos que nos fizessem. Certamente que isso se manifesta também em
nossos relacionamentos afetivos, através de gestos de respeito e c arinho por
aqueles seres com quem nos relacionamos. Então, o equilíbrio sexual (que se
manifesta por um comportamento que não é promíscuo e nem desrespeitoso para
com os sentimentos alheios) é caminho seguro tanto para homossexuais como
para heterossexuais.
“Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou
no de uma mulher?" A resposta: "Isso pouco lhe importa. O que o guia na
escolha são as provas por que haja de passar".
Os Espíritos superiores querem dizer com isto que, escolhida a
opção, deve- se enfrentar as provas referentes a tal opção. Se a escolha for
o corpo masculino, deverá enfrentar as experiências reservadas ao homem; se
a encarnação ocorrer no vaso feminino, as provas serão as reservadas às
mulheres, como, por exemplo, a maternidade. Em conseqüência, devem suportar
com resignação as provas que dizem respeito ao sexo escolhido.
Segundo o pensamento espírita, o homossexual é um espírito que
enfrenta momento de provação, e que deve estar vigilante para que saia
vitorioso desta provação, em vez de agravar os seus débitos perante a lei
divina. Você deve estar se perguntando: E o que é estar de acordo com a lei
divina? A resposta foi dada por Jesus: Fazer aos outros todo o bem que
gostaríamos que nos fizessem. Certamente que isso se manifesta também em
nossos relacionamentos afetivos, através de gestos de respeito e c arinho por
aqueles seres com quem nos relacionamos. Então, o equilíbrio sexual (que se
manifesta por um comportamento que não é promíscuo e nem desrespeitoso para
com os sentimentos alheios) é caminho seguro tanto para homossexuais como
para heterossexuais.
Todos nós, amigo[a], somos seres em busca do equilíbrio espiritual.
A maior parte de nós traz graves comprometimentos no que diz respeito no
campo sexual. O Espírito Emmanuel, em sua obra "Vida e Sexo", psicografada
por Chico Xavier, nos informa que, quase sempre, os que chegam no
além- túmulo, sexualmente desequilibrados, depois de longas perturbações,
renascem no mundo tolerando moléstias insidiosas, ou em condição
homossexual, amargando pesadas provas como conseqüência dos excessos que
cometeram no passado
Depreende- se, portanto, que os homossexuais são Espíritos que podem
ter cometido abusos sexuais em sexo diferente do atual, respondendo, tal
comportamento no passado, pela atual atração que sente por pessoas do mesmo
sexo, devendo resistir a esses apelos instintivos em prol do seu
aperfeiçoamento moral.
Ainda o Espírito Emmanuel, em O Consolador, nos mostra que Deus não
extermina as paixões dos homens, mas fá-las evoluir, convertendo- as pela dor
em sagrados patrimônios da alma, competindo às criaturas dominar o coração,
guiar os impulsos, orientar as tendências, na evolução sublime dos seus
sentimentos.
Informa Emmanuel que observamos almas numerosas aprendendo, entre as
angústias sexuais do mundo, a renúncia e o sacrifício, em marcha para as
mais puras aquisições do amor divino.
A recomendação do Espiritismo para o respeito e a compreensão para
com os irmãos que transitam em condições sexuais inversivas
(homossexualismo) ocorre em função do sentimento de fraternidade ou caridade
que deve presidir o relacionamento humano, mas igualmente pelo fato de que
nenhum de nós tem autoridade suficiente para condenar quem quer que seja,
pois todos temos dificuldades morais e/ou materiais graves que precisam de
educação. A esse respeito, Emmanuel finaliza o livro Vida e Sexo com a
seguinte recomendação: "Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo
afetivo, seja com quem for e como for, colocai- vos, em pensamento,
A maior parte de nós traz graves comprometimentos no que diz respeito no
campo sexual. O Espírito Emmanuel, em sua obra "Vida e Sexo", psicografada
por Chico Xavier, nos informa que, quase sempre, os que chegam no
além- túmulo, sexualmente desequilibrados, depois de longas perturbações,
renascem no mundo tolerando moléstias insidiosas, ou em condição
homossexual, amargando pesadas provas como conseqüência dos excessos que
cometeram no passado
Depreende- se, portanto, que os homossexuais são Espíritos que podem
ter cometido abusos sexuais em sexo diferente do atual, respondendo, tal
comportamento no passado, pela atual atração que sente por pessoas do mesmo
sexo, devendo resistir a esses apelos instintivos em prol do seu
aperfeiçoamento moral.
Ainda o Espírito Emmanuel, em O Consolador, nos mostra que Deus não
extermina as paixões dos homens, mas fá-las evoluir, convertendo- as pela dor
em sagrados patrimônios da alma, competindo às criaturas dominar o coração,
guiar os impulsos, orientar as tendências, na evolução sublime dos seus
sentimentos.
Informa Emmanuel que observamos almas numerosas aprendendo, entre as
angústias sexuais do mundo, a renúncia e o sacrifício, em marcha para as
mais puras aquisições do amor divino.
A recomendação do Espiritismo para o respeito e a compreensão para
com os irmãos que transitam em condições sexuais inversivas
(homossexualismo) ocorre em função do sentimento de fraternidade ou caridade
que deve presidir o relacionamento humano, mas igualmente pelo fato de que
nenhum de nós tem autoridade suficiente para condenar quem quer que seja,
pois todos temos dificuldades morais e/ou materiais graves que precisam de
educação. A esse respeito, Emmanuel finaliza o livro Vida e Sexo com a
seguinte recomendação: "Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo
afetivo, seja com quem for e como for, colocai- vos, em pensamento,
no lugar dos acusados, analisando as vossas tendências mais íntimas e, após
verificardes se estais em condições de censurar alguém, escutai no âmago da
consciência, o apelo inolvidável do Cristo: Amai- vos uns aos outros como eu
vos amei".
O escritor e médico psiquiatra Jorge Andréa, no seu livro Forças
Sexuais da Alma, editado pela FEB, considera que o homossexual, ao atender
os sentidos em satisfação sexual, não estará em processo de realização
plena. Na homossexualidade, como em qualquer outro processo provacional,
sofremos as conseqüências de nossos atos anteriores. Então, se reencarnamos
com uma distonia relacionada a área sexual, isso nos deve ser encarado como
sinalizador de que cometemos deslizes graves nessa área e que necessitamos
de ajustes, principalmente no setor moral. Segundo Jorge Andréa, a falta de
sintonia entre o ser e o querer ser, ou entre o que se é e o que se pensa
ser, transforma o homossexual, masculino ou feminino, num ser frustrado
(ainda que a negativa seja comum, num mecanismo psicológico por demais
conhecido), atormentado por ilusões e anseios de consumação às vezes
impossível e que o debilitam moralmente, abrindo porta larga a graves
obsessões (obsessão é a influenciação negativa de um espírito desencarnado
sobre uma pessoa).
Para o homossexual, querido[a] amigo[a], há necessidade
intransferível de vivência equilibrada no campo sexual a fim de encontrar a
harmonia para as futuras reencarnações. Tanto o homossexual como o
heterossexual devem buscar a sua reforma interior, não cedendo aos
arrastamentos provocados pelos impulsos instintivos e sensuais. Ensinam- nos
os espíritos que a energia sexual é criação divina e que o sexo em bases de
amor e c arinho, respeito e atenção pelo sentimento alheio, é força
maravilhosa.
verificardes se estais em condições de censurar alguém, escutai no âmago da
consciência, o apelo inolvidável do Cristo: Amai- vos uns aos outros como eu
vos amei".
O escritor e médico psiquiatra Jorge Andréa, no seu livro Forças
Sexuais da Alma, editado pela FEB, considera que o homossexual, ao atender
os sentidos em satisfação sexual, não estará em processo de realização
plena. Na homossexualidade, como em qualquer outro processo provacional,
sofremos as conseqüências de nossos atos anteriores. Então, se reencarnamos
com uma distonia relacionada a área sexual, isso nos deve ser encarado como
sinalizador de que cometemos deslizes graves nessa área e que necessitamos
de ajustes, principalmente no setor moral. Segundo Jorge Andréa, a falta de
sintonia entre o ser e o querer ser, ou entre o que se é e o que se pensa
ser, transforma o homossexual, masculino ou feminino, num ser frustrado
(ainda que a negativa seja comum, num mecanismo psicológico por demais
conhecido), atormentado por ilusões e anseios de consumação às vezes
impossível e que o debilitam moralmente, abrindo porta larga a graves
obsessões (obsessão é a influenciação negativa de um espírito desencarnado
sobre uma pessoa).
Para o homossexual, querido[a] amigo[a], há necessidade
intransferível de vivência equilibrada no campo sexual a fim de encontrar a
harmonia para as futuras reencarnações. Tanto o homossexual como o
heterossexual devem buscar a sua reforma interior, não cedendo aos
arrastamentos provocados pelos impulsos instintivos e sensuais. Ensinam- nos
os espíritos que a energia sexual é criação divina e que o sexo em bases de
amor e c arinho, respeito e atenção pelo sentimento alheio, é força
maravilhosa.
A Doutrina Espírita não condena a pessoa do homossexual. Ao
contrário, recomenda que tenhamos para com ele todo o respeito, a
consideração e o carinho, uma vez que é um espírito que atravessa momento
difícil (até mesmo tormentoso) em que necessita promover a sua edificação
moral, através de uma conduta sexual equilibrada. O que não é lícito ao
hetero, também não pode ser ao homossexual. Para ambos, os abusos, tais como
as orgias, o sadomasoquismo, a necrofilia, a pedofilia e outros, são
práticas que comprometem o equilíbrio no manuseio das forças genésicas e são
contrárias às leis naturais, dando uso aos órgãos sexuais de maneira diversa
do que recomenda a sua natureza.
O Espírito André Luiz, no seu livro Conduta Espírita, psicografado
por Chico Xavier, recomenda "distinguir no sexo a sede de energias
superiores que o Criador concede à criatura para equilibrar- lhe as
atividades, sentindo- se no dever de resguardá- la contra os desvios
suscetíveis de corrompê- la".
Geziel Andrade, autor de "Doenças, Cura e Saúde à Luz do
Espiritismo", em consonância com André Luiz, Jorge Andréa e Ney Prietto
Peres, afirma que a sexualidade desvirtuada conduz a graves consequências,
ocasionando repercussões dolorosas para o Espírito no Além e na própria
reencarnação.
Bem, amigo[a], essa é a visão do Espiritismo a respeito da questão.
Se ele não aprova a prática desregrada do sexo, tanto por parte do
homossexual, quanto pelo heterossexual, também é certo que ele não condena
ninguém pelas escolhas que fizer em sua Vida. Apenas nos alerta a respeito
da Lei de Ação e Reação, segundo a qual recebemos de volta os efeitos de
nossa própria conduta. Conforme asseverou Jesus: "A semeadura é livre, mas a
colheita é obrigatória".
contrário, recomenda que tenhamos para com ele todo o respeito, a
consideração e o carinho, uma vez que é um espírito que atravessa momento
difícil (até mesmo tormentoso) em que necessita promover a sua edificação
moral, através de uma conduta sexual equilibrada. O que não é lícito ao
hetero, também não pode ser ao homossexual. Para ambos, os abusos, tais como
as orgias, o sadomasoquismo, a necrofilia, a pedofilia e outros, são
práticas que comprometem o equilíbrio no manuseio das forças genésicas e são
contrárias às leis naturais, dando uso aos órgãos sexuais de maneira diversa
do que recomenda a sua natureza.
O Espírito André Luiz, no seu livro Conduta Espírita, psicografado
por Chico Xavier, recomenda "distinguir no sexo a sede de energias
superiores que o Criador concede à criatura para equilibrar- lhe as
atividades, sentindo- se no dever de resguardá- la contra os desvios
suscetíveis de corrompê- la".
Geziel Andrade, autor de "Doenças, Cura e Saúde à Luz do
Espiritismo", em consonância com André Luiz, Jorge Andréa e Ney Prietto
Peres, afirma que a sexualidade desvirtuada conduz a graves consequências,
ocasionando repercussões dolorosas para o Espírito no Além e na própria
reencarnação.
Bem, amigo[a], essa é a visão do Espiritismo a respeito da questão.
Se ele não aprova a prática desregrada do sexo, tanto por parte do
homossexual, quanto pelo heterossexual, também é certo que ele não condena
ninguém pelas escolhas que fizer em sua Vida. Apenas nos alerta a respeito
da Lei de Ação e Reação, segundo a qual recebemos de volta os efeitos de
nossa própria conduta. Conforme asseverou Jesus: "A semeadura é livre, mas a
colheita é obrigatória".
Jamais se imagine abandonado por Deus, amigo[a]. Todos somos
criaturas amadas pelo Criador. Ao nosso lado, bons espíritos, verdadeiros
anjos de bondade, estão permanentemente nos aconselhando, sussurrando aos
nossos ouvidos boas sugestões que nos conduzirão à paz e à felicidade
interior. Lembre- se permanentemente que Jesus e sua bondade infinita estão
ao nosso lado, nos encorajando, e que Deus jamais coloca fardos
excessivamente pesados sobre nossos ombros.
Texto do pensador espírita Hernani Guimarães
Andrade, ex- presidente do Instituto Brasileiro de Psico- Biofísica, desencarnado em 2003
1. "Não ignoramos que há inúmeras formas de manifestação do
homossexualismo. Entre elas, a mais marcante (...) é o "transexualismo". O
transexual poderia ser descrito como aquele indivíduo que possui a alma de
um dado sexo, inserida no corpo de um outro sexo. Por exemplo, uma alma
feminina habitando um corpo masculino, e vice- versa".
Esse fato "(...) favorece a hipótese de que pelo menos o
transexualismo seja motivado por uma herança reencarnatória. Neste caso, se
um indivíduo, que se reencarnou reiteradas vezes com um determinado sexo,
vem a renascer com um sexo oposto, ele provavelmente sofrerá problemas do
gênero transexualismo. Pelo menos há uma grande possibilidade de isto
ocorrer.
criaturas amadas pelo Criador. Ao nosso lado, bons espíritos, verdadeiros
anjos de bondade, estão permanentemente nos aconselhando, sussurrando aos
nossos ouvidos boas sugestões que nos conduzirão à paz e à felicidade
interior. Lembre- se permanentemente que Jesus e sua bondade infinita estão
ao nosso lado, nos encorajando, e que Deus jamais coloca fardos
excessivamente pesados sobre nossos ombros.
Texto do pensador espírita Hernani Guimarães
Andrade, ex- presidente do Instituto Brasileiro de Psico- Biofísica, desencarnado em 2003
1. "Não ignoramos que há inúmeras formas de manifestação do
homossexualismo. Entre elas, a mais marcante (...) é o "transexualismo". O
transexual poderia ser descrito como aquele indivíduo que possui a alma de
um dado sexo, inserida no corpo de um outro sexo. Por exemplo, uma alma
feminina habitando um corpo masculino, e vice- versa".
Esse fato "(...) favorece a hipótese de que pelo menos o
transexualismo seja motivado por uma herança reencarnatória. Neste caso, se
um indivíduo, que se reencarnou reiteradas vezes com um determinado sexo,
vem a renascer com um sexo oposto, ele provavelmente sofrerá problemas do
gênero transexualismo. Pelo menos há uma grande possibilidade de isto
ocorrer.
A troca de sexo de uma encarnação para outra pode não ser
exclusivamente a causa do homossexualismo, pois vários fatores educacionais
poderiam contribuir para despertar no indivíduo as tendências sepultadas nas
profundezas de seu inconsciente espiritual. Deve ter- se em conta, também,
outras variáveis que possam influir na equação que define o homossexualismo
(...). Assim, por exemplo, apontamos duas imediatamentes evidentes: 1) o
tempo que o indivíduo passou desencarnado (intermissão); 2) o número de
vezes que ele renasceu e viveu tendo determinado sexo. (. . .) É possível que
as fortes características sexuais se atenuem com uma demorada intermissão.
Por outro lado, a reiterada repetição de um mesmo tipo de sexo pode
contribuir para acentuar as tendências do indivíduo a determinado
comportamento sexual. Se, em sucessivos renascimentos, ele alternou os
sexos, talvez seu comportamento sexual venha a depender sobretudo da
educação recebida durante a infância e a juventude. Isto porque ele é
portador aproximadamente de igual carga de sexualidade masculina e feminina.
Talvez seja este o motivo pelo qual o número de homossexuais parece
aumentar à medida que o meio social se torna mais tolerante e menos
repressivo. Os indivíduos com maior tendência em relação a um dado
comportamento sexual e que poderiam proceder normalmente, serão estimulados
pelas facilidades do meio social a mudar de atitude. Antigamente a educação
muito rígida e repressiva contribuía para enquadrar o indivíduo ambisséxuo,
em seu sexo natural.
exclusivamente a causa do homossexualismo, pois vários fatores educacionais
poderiam contribuir para despertar no indivíduo as tendências sepultadas nas
profundezas de seu inconsciente espiritual. Deve ter- se em conta, também,
outras variáveis que possam influir na equação que define o homossexualismo
(...). Assim, por exemplo, apontamos duas imediatamentes evidentes: 1) o
tempo que o indivíduo passou desencarnado (intermissão); 2) o número de
vezes que ele renasceu e viveu tendo determinado sexo. (. . .) É possível que
as fortes características sexuais se atenuem com uma demorada intermissão.
Por outro lado, a reiterada repetição de um mesmo tipo de sexo pode
contribuir para acentuar as tendências do indivíduo a determinado
comportamento sexual. Se, em sucessivos renascimentos, ele alternou os
sexos, talvez seu comportamento sexual venha a depender sobretudo da
educação recebida durante a infância e a juventude. Isto porque ele é
portador aproximadamente de igual carga de sexualidade masculina e feminina.
Talvez seja este o motivo pelo qual o número de homossexuais parece
aumentar à medida que o meio social se torna mais tolerante e menos
repressivo. Os indivíduos com maior tendência em relação a um dado
comportamento sexual e que poderiam proceder normalmente, serão estimulados
pelas facilidades do meio social a mudar de atitude. Antigamente a educação
muito rígida e repressiva contribuía para enquadrar o indivíduo ambisséxuo,
em seu sexo natural.
O homossexualismo não deve, pois, ser classificado como uma
psicopatia ou como um comportamento merecedor de discriminação ou medidas
repressivas. O homossexual, especialmente o "transexual", merece toda a
nossa compreensão e ajuda, para que ele possa vencer sua luta de adaptação
ao novo sexo adquirido com o renascimento. Alguns homossexuais poderão ser
reorientados, de maneira a se comportarem normalmente dentro dos padrões
impostos pelo meio social. Entretanto, igual reorientação é necessária aos
indivíduos normais para que se compenetrem da necessidade de tolerar e
aceitar fraternalmente os homossexuais". (Hernani Guimarães Andrade)
psicopatia ou como um comportamento merecedor de discriminação ou medidas
repressivas. O homossexual, especialmente o "transexual", merece toda a
nossa compreensão e ajuda, para que ele possa vencer sua luta de adaptação
ao novo sexo adquirido com o renascimento. Alguns homossexuais poderão ser
reorientados, de maneira a se comportarem normalmente dentro dos padrões
impostos pelo meio social. Entretanto, igual reorientação é necessária aos
indivíduos normais para que se compenetrem da necessidade de tolerar e
aceitar fraternalmente os homossexuais". (Hernani Guimarães Andrade)
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