Hebergeur d'Images Gratuit
“Como a abelha que colhe o mel de diversas flores, a pessoa sábia aceita a essência das diversas crenças e vê somente o bem em todas as religiões”

30 de nov. de 2010

O trabalho da borboleta


"Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo, um homem sentou e observou a borboleta por várias horas conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então pareceu que ela parou de fazer qualquer progresso.

Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais longe. Então o homem decidiu ajudar a borboleta, ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.

O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo, que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu!

Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.

O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.

Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.

Eu pedi Força...e Deus me deu Dificuldades para me fazer forte.

Eu pedi Sabedoria...e Deus me deu Problemas para resolver.

Eu pedi Prosperidade...e Deus me deu Cérebro e Músculos para trabalhar.

Eu pedi Coragem... e Deus me deu Perigo para superar.

Eu pedi Amor... e Deus me deu pessoas com Problemas para ajudar.

Eu pedi Favores... e Deus me deu Oportunidades.

Eu não recebi nada do que pedi... Mas eu recebi tudo de que precisava."


28 de nov. de 2010

Mensagem Especial para você




Nunca diga, que algo é impossível
 As coisas são no máximo improváveis
 Mas nunca são impossíveis.

 Nunca desista antes de tentar
 E, se você for se arrepender de algo,
 Não se arrependa do que você fez
 E sim do que você deixou de fazer
 Porque tentar e errar, é ao menos aprender
 Enquanto nem mesmo tentar, é desperdício.

 Não desperdice nenhuma chance da sua vida
 Afinal, a sorte não bate todo dia à sua porta

 Tenha discernimento para saber o que é certo
E o que é errado,
 Tenha sua própria cabeça
 Não se deixe influenciar,
 Mas saiba ouvir sempre a opinião dos outros
 E saiba admitir seus erros.

 Seja humilde
 E sempre fiel a Deus
Você é um dos soldados dele
 E está aqui em busca da felicidade
 Da sua e da dos outros.

 Procure-a,
 Ela está dentro de você!
 E você com certeza a merece!

 Corra atrás de seus sonhos
 Porque sem eles não chegamos a lugar nenhum
 Não se conforme
 Vá atrás do que você quer
 LUTE!!!

 A vida é bela e as esperanças nunca devem acabar
 Assim como também não deve acabar
 O amor que existe dentro de nós.

 Saiba sobreviver às tristezas,
 Saiba se erguer após cada queda
 E saiba amar sem medo
 Pois o medo não nos traz nada
 Apenas leva....

 Saiba se entregar por inteiro
 Abaixar todos os escudos e dizer:
 EU ME RENDO!

 Ame de corpo e alma
 Mesmo que depois esse amor acabe
 Aproveite cada momento
 Cada segundo do seu viver,
Pois, é como dizem,
 No fim, o que conta, não são os anos de sua vida
E sim, a vida em seus anos.
 Então, espero sempre que seus anos
 Sejam cheios de vida

 Não deixe morrer esse anjo que há dentro de você
Esse anjo chamado AMOR
 Esse anjo que dá toda a luz necessária para a nossa vida
 Deixe ele livre para reinar em seu coração
 Pois só assim seu espírito continuará livre do mal
 E, se você tiver a sua alma protegida por esse anjo
 Nada de ruim vai lhe tocar
Pois você estará sempre ao lado de Deus.

 Não tenha ódio por ninguém,
Mesmo que desejem o pior pra você
 Pois, se você tiver ódio, seu escudo cai
 E, ai sim, poderão lhe  atingir
 Tenha apenas pena dessas pessoas
 Pois elas mataram o anjo que existia em seus interiores
 E se esqueceram que somos todos iguais,
 Filhos de Deus,
 E que merecemos respeito, carinho, amor e felicidade

 Toda vez que  você passar por algum momento difícil,
 Erga sua cabeça,
 Olhe para o céu
 E diga:
 O Senhor está comigo e vai me ajudar!

 Porque essa é a realidade,
 ELE sempre estará nos ajudando
 Só que às vezes ficamos surdos à sua ajuda
 E não percebemos o quanto ELE nos ama
 Chegamos até ao ponto de pensar que ele nos abandonou
 Quando, na verdade, nós que O abandonamos.

 Reze, e agradeça, 
pois ELE nos deu o maior presente de todos:
 A VIDA!

21 de nov. de 2010

AIDS: Causa, Efeito e Cura


Emmanuel nos lembra que para a sua proteção e dos seus bens, o homem vacina-se contra moléstias contagiosas, protege-se contra a fome e no campo exterior, elege recursos defensivos, justificáveis no tocante à vigilância. Entretanto, contra sua própria mente não se protege e nem se vigia.

A Doutrina Espírita nos ensina que o homem não é apenas matéria - segmento visível - mas, apresenta uma complexidade muito maior formada por uma estrutura pluridimensional - segmento não visível - que o torna único no Universo. Assim, em virtude de cada um representar um ser individualizado, único em sua maneira de sentir e agir no meio em que vive, o homem passa a ser, também, o único responsável por aquilo que cria e lança na atmosfera na qual está inserido.

Todos seus sentimentos, bons ou maus, oferecem assim um campo, perigoso ou não, para o desenvolvimento de forças psíquicas que retornarão sobre si mesmo, levando-o à saúde ou à doenças, do corpo ou da alma, diagnosticáveis ou não.

É pois, do Espírito que partem as energias que darão direção à vida de cada um, envolvendo outras criaturas com as quais se relaciona. Nossos pensamentos passam a ser força geradora criativa que nos coloca, sem qualquer sombra de dúvida, na condição de co-criadores do Universo e, evidentemente, sob leis divinas. Por essa razão, somos chamados a reparar enganos pretéritos e a retomarmos o caminho correto.

O fato de estarmos ainda encarnados faz com que nossa mente quase sempre se volte para a vida material - e às vezes só para ela - o que nos leva a ter, em algumas ocasiões pensamentos altruísticos e em outras, pensamentos viciosos, o que faz com que nosso padrão vibratório oscile continuamente, permitindo que sejamos alvos de ataques de outras mentes com as quais entramos em sintonia, resultado desse descompasso.

Esses desequilíbrios psíquicos nos levam, assim, a materializarmos doenças quando elas ainda não se manifestaram na matéria ou quando, ainda, não são visíveis.

Sob esse aspecto, podemos dividir as doenças em dois tipos:


DO PASSADO PARA O PRESENTE - Podemos dar como exemplo o mau uso ou o uso excessivo do organismo - abusos alimentares, alcoolismo, sexo desordenado; as contaminações diretas e voluntárias - drogas; as amputações por acidentes ou cirúrgicas, tudo isso como resultado do modo de ser e de agir em encarnações pretéritas. As energias deletérias acumuladas quando encontram na reencarnação presente um corpo e uma mente sadios, se pulverizam pelo organismo e se diluem em distúrbios orgânicos sem gravidade - males físicos que perturbam, mas que não colocam em risco a existência; ou, se encontram mente viciosa, acabam por se localizarem em órgãos físicos frágeis, ocasionando doenças graves e levando muitas vezes ao desencarne.



DO PRESENTE PARA O FUTURO - São difíceis de serem identificadas. Encerram, na verdade, as mais graves e efetivas doenças que afligem a humanidade.

Quando pensamos na coletividade humana terrena, vem-nos à mente a idéia de que os homens tendem a agir de forma semelhante entre si, caracterizando-se como se fossem uma egrégora ( sentimento coletivo reinante, sentimento criador imaginário de uma maioria ) por meio de pensamentos e sentimentos descontrolados semelhantes, sejam eles de erros, de desequilíbrios ou de emanações negativas parecidas.

Como exemplos de egrégora podemos destacar dois. Um deles refere-se ao ódio reinante entre palestinos e israelitas que está transformando uma questão política, pela posse de territórios, em sentimento tribal de ódio atávico. Parece-nos claro a consciência coletiva do Te odeio porque minha tribo te odeia. E, o outro, a II Guerra Mundial onde viu-se - e ainda está muito presente - a consciência coletiva de uma superioridade racial, através da suposta presença de um gene de liderança, característica somente do povo germânico.

Somando-se a essas energias coletivas de encarnados, todas as mentes desencarnadas que se sintonizam entre si, criam-se micro-organismos psíquicos de alto poder destrutivo. Desse modo, o homem, por sua invigilância e imprudência, além de absorver as energias deletérias individuais, também absorve essa energia coletiva, passando a armazená-las no seu corpo espiritual, drenadas que serão depois pelo organismo, fazendo surgir doenças de etiologias desconhecidas e de alarmante incidência ocasionadas por esses micro-organismos que ele próprio ajuda a cristalizar, transformadas em larvas psíquicas dotadas de dinamismo próprio e acentuado poder de destruição.

Sob esse ponto de vista é fácil compreendermos que quanto mais o homem se enreda em pensamentos tormentosos e exacerba os sentimentos de egoísmo, orgulho, medo, ódio, ganância, vícios de todos os tipos, permeados por imoralidade desenfreada, mais e mais sintomas estranhos surgem no corpo físico, concentrados nos centros vitais, impedindo-o de caminhar com equilíbrio e segurança na senda evolutiva.

Essa soma de emanações de encarnados e desencarnados, acumuladas ao longo de muito tempo na zona etérea próxima da Terra e de semelhante teor vibratório, provoca a formação de miasmas de alto poder deletério que no nosso entender deu origem ao vírus HIV que produz a AIDS. O estado precário da evolução humana permitiu ao homem que se sintoniza nessa faixa vibratória, continuamente, a absorção dessas larvas psíquicas.

Pelo próprio comportamento do ser humano era inevitável o surgimento dessa situação; não, evidentemente, porque tenha sido imposta por força superior, mas como resultado do próprio desequilíbrio das mentes encarnadas que, agredindo as Leis Naturais, desencadeou uma reação cujo resultado não ultrapassa os limites da obediência à Lei de Causa e Efeito.



A Materialização

Se o desequilíbrio mental pode produzir e manter tal desarmonia, também é verdade que o retorno ao equilíbrio pode quebrar essa cadeia de manutenção do vírus.

A mente doente produz o organismo que retorna materializado ao corpo físico. Pela própria desarmonia espiritual, a revolta se instala e a não aceitação do status quo faz com que essa mente, já anteriormente enfermiça, lance ainda mais energia deletéria na atmosfera, engrossando mais uma vez essa camada de miasmas - com mutações - que, por sua vez, serão reabsorvidos , criando-se assim um círculo vicioso que precisa ser rompido.

A medicina material luta na tentativa de descobrir elementos capazes de romper essa cadeia, atacando o vírus visível, mas esquecendo-se da complexidade da organização humana, tornando sua luta inglória, do ponto de vista material.

Sabemos que muitos portadores do vírus HIV o tem no organismo e podem transmiti-lo, mas não possuem a doença, e a própria ciência médica admite que existe um elemento ou agente ativador desse distúrbio. Assim, a doença não se manifesta se o organismo apresenta condições para isso. Em outras palavras, se o indivíduo possui o vírus e se não houver a ativação desse vírus, a doença não se instala. A contaminação surge, portanto, se houver a presença de um agente ativador.

Esse processo pode acontecer de várias maneiras e há a necessidade de se estar de sobreaviso para tal fato, pois as mutações do vírus já estão surgindo e isso determinará, certamente, formas diferentes de contágio, que não apenas as já conhecidas.

Mas, o que é esse agente ativador ?


No dizer de André Luiz, em Mecanismos da Mediunidade: No macrocosmo e no microcosmo, tateamos as manifestações da Eterna Sabedoria que mobiliza agentes incontáveis para a estruturação de sistemas e formas, em variedade infinita de graus e fases, e entre o infinitamente pequeno e o infinitamente grande surge a inteligência humana, dotada igualmente das faculdades de mentalizar e co-criar, empalmando, para isso, os recursos intrínsecos à vida ambiente. Nos fundamentos da Criação vibra o pensamento imensurável do Criador e sobre esse plasma divino vibra o pensamento mensurável da criatura a constituir-se no vasto oceano de força mental em que os poderes do Espírito se manifestam. (pag. 43 e 44)

O pensamento é agente essencial em todas as realizações do plano físico e extrafísico. É matéria - matéria mental - e como tal, capaz de tecer correntes sutis, envolvendo cada criatura numa atmosfera fluídica peculiar que podemos denominar aura ou halo vital.

Essas forças que se movimentam incessantemente, sincronizadas ou não, estabelecem, para cada pessoa, uma onda mental própria que tendo a vontade como determinante da ação, é capaz de gerar motivações de prazer ou desgosto, de alegria ou de tristeza, de otimismo ou desesperança, que acabam por atrair para si os agentes de luz ou sombra, vitória ou derrota, infortúnio ou felicidade. Portanto, quando emitimos uma idéia passamos a refletir todas as outras com as quais se assemelha e a corporificamos, isto é, damos forma, enquanto insistimos em sustentá-la, o que faz com que nos mantenhamos em comunicação com todos que nos esposem o modo de sentir.

Nosso Espírito se movimenta assim, no mundo das formas-pensamentos, construindo elementos, na esfera da alma, que nos libertam ou nos escravizam, no bem ou no mal, segundo nossa própria escolha.

André Luiz nos dá um exemplo dizendo que isso acontece porque, à maneira do homem que constrói estradas para sua própria expansão ou que talha algemas para si mesmo, a mente de cada um, pelas correntes da matéria mental que exterioriza, eleva-se a gradativa libertação no rumo dos planos superiores ou estaciona nos planos inferiores, como quem traça vasto labirinto aos próprios pés.( pág 48)

Parece-nos claro, assim, conceituar o pensamento deletério que é a concentração de energias desarmoniosas, dissonantes, de baixíssimo teor vibratório, originárias da mente humana desequilibrada, como sendo o agente ativador.

O pensamento de aceitação e adesão é o fio condutor entre nós e essas concentrações de energias distorcidas. Mas, é o pensamento constante de aceitação e adesão dessas energias, através do contato repetido com mentes agrupadas onde predomine o desequilíbrio e o desregramento, que se estabelece a relação com o agente ativador.

Assistir a um filme cujo tema seja o sentimento de ódio e destruição contra um povo, por exemplo, não nos coloca em contato com esse agente; mas, se repetidas vezes estamos presentes a reuniões onde esses sentimentos sejam exacerbados, impregnando-se não somente a atmosfera fluídica, mas também o ambiente físico com miasmas deletérios, certamente poderemos ser alvos fáceis se estivermos contaminados não apenas pelo vírus, mas também pelos mesmos sentimentos inferiores, presentes a reunião. A força mental é, portanto, o único poder que pode ativar ou não o vírus em um organismo contaminado.

É na busca do equilíbrio, da harmonia e de um constante trabalho de transformações interior é que poderemos nos isolar, não somente da doença material, mas também criando ao nosso redor, como nos lembra Kardec, uma couraça de proteção contra qualquer investida de forças inferiores desequilibrantes.

A humanidade terrena está sem freios morais, caminhando coletivamente em faixas negativas. A manutenção das viciações, da imoralidade, permitiu à Natureza, a materialização do vírus, mas, a sua ativação ficou por conta da própria mente humana.



Aids hoje 

O sexo ainda é o principal fator de infecção.


Se a falta de informação era a razão direta da disseminação da doença, a baixa estima é, hoje, um fator de risco. Quase todos no mundo sabem que as práticas seguras de relação sexual evitam a doença; entretanto, por que se dissemina em grupos de elite, sob supervisão de especialistas?

Estudos comprovam que os problemas pessoais com a sexualidade, a imagem negativa de si mesmo e os problemas de relacionamento, levam pessoas a adotarem um comportamento auto-destrutivo.

Entre as mulheres, devido a baixa estima, constata-se que não conseguem negociar com os parceiros o uso de preservativos. Soma-se a isso, também, a relação com homens mais velhos que são os que mais resistem ao uso da camisinha. Dessa maneira, no Brasil, da totalidade de mulheres contaminadas, 45% estão na faixa de 18 a 30 anos.

As campanhas nas escolas não atendem ao objetivo para as quais foram criadas porque tendem a assustar, e os adolescentes não se convencem, interiormente, desse perigo. Por outro lado, a mídia bombardeia o jovem com propagandas voltadas para a super valorização da sexualidade, mas não orientam para o sexo seguro, na mesma propaganda.

Um outro fator de risco que está se delineando é a pauperização da epidemia. É preocupante porque muitas dessas pessoas apresentam dificuldades até para se alimentarem.

No início dos anos 80, a AIDS chegou a ser classificada preconceituosamente como doença de homossexuais ricos, pois suas primeiras vítimas foram pessoas de poder aquisitivo alto, infectadas em viagens para o exterior. No Estado de São Paulo, quase metade das vítimas tinham curso superior completo.

Os doentes que surgem agora, exibem outro perfil. Em São Paulo, cerca de 80% deles têm apenas o primeiro grau e 5% o curso superior. ( Roldão Arruda, O Estado de São Paulo, Caderno Internacional, pág. A 17 de 8/10/2000)

Apesar de todas as informações, ainda continuam nascendo crianças com o HIV, sinal claro de que não são feitos exames adequados de pré-natal. Culpa de quem?

No Brasil, a mobilização da sociedade e a intervenção do poder público conseguiram diminuir a velocidade da transmissão,apesar de ainda ser muito alta: hoje, em torno de 20 mil casos desde 1997, contrariando previsão alarmante da Organização Mundial de Saúde que estimava em 540 mil novos casos a cada ano.

Outro dado preocupante diz respeito a presença, pela primeira vez no mundo, de um paciente , brasileiro, infectado por três subtipos diferentes de HIV - mutações - resistentes aos remédios. O estudo é do médico Ricardo Diaz, diretor do Laboratório de Retrovirologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) que o apresentará na XIII Conferência Internacional sobre a Aids. Segundo o médico brasileiro, a pesquisa é importante para a ciência e má notícia para o Brasil, pois ela pode ser o indício de uma nova forma do ataque do vírus ao organismo.

No mundo, nosso destaque vai para a África Negra, baseado em dados fornecidos pelo Jornal O Estado de São Paulo de 18 de julho, pela Revista Galileu e pela Revista Época, ambas de julho de 2000.

A XIII Conferência Internacional sobre Aids, realizada na cidade de Durban, na África do Sul, em julho deste ano, mostra um quadro aterrador. Um continente em agonia. Disseminada ao longo dos anos 90, a Aids será a causa, no continente africano, da redução de sua população em 71 milhões de pessoas, até o ano de 2010, cerca de 10% do total do continente.

Os dados apresentados na Conferência mostram a tragédia africana:

24,5 milhões de vítimas na região, 70% dos casos de Aids no mundo.
4 milhões de novos casos no ano passado. No resto do planeta, houve 1,4 milhões de novas infecções. Só no Zimbábue, país mais atingido, são quatro pessoas a cada hora, mortandade calculada pela Organização Mundial de Saúde.

2,4 milhões de óbitos no planeta em 1999, 85% deles causados pela síndrome. Na África o índice é de 25,84% da população de 15 a 49 anos.

500 mil bebês infectados pela mãe no ano passado. A doença já produziu 12 milhões de órfãos. Representa 66% de crianças sem o amparo do adulto para sustentá-la e dar-lhe educação. Condição propícia à criminalidade. 96% dos órfãos da Aids vivem na África.

A expectativa de vida, hoje de 59 anos, deverá cair para 45 até 2010.

O Zimbábue, será de 33 anos. A Revista Galileu de julho de 2000 fala em 29 anos em 2005.

Ignorância, mito: sexo com mulher virgem pode curar ou evitar a Aids.

Falta de atividades para os jovens: prática do estupro grupal como forma de lazer. A vítima sai grávida ou doente.

Vigora entre as mulheres africanas a idéia de que o sexo não consentido faz parte da vida da mulher.


Conclusão


O Evangelho nos ensina que nenhuma ovelha se perderá e também nenhuma oportunidade de transformar um elemento obstrutor em elemento renovador no trabalho evolutivo do ser humano.

Como tudo é útil na criação divina, o Pai permite aos homens, no meio a tanta desordem, o aproveitamento dessas lições, através dos trabalhos de pesquisa que possibilitaram não somente a descoberta de remédios que controlam a disseminação da doença, mas, também, de outros remédios, para outras doenças, quando os homens de ciência buscavam a solução para esse terrível mal. Possibilitou, principalmente, o despertar do sentimento de solidariedade onde podemos constatar a movimentação da sociedade civil na formação de grupos de apoio e prevenção à doença.

A presença desse mal no planeta transformou-se, assim, em elemento de expansão e não de obstrução para o progresso humano.

O homem foi capaz de desenvolver sofisticados radares para detectar presenças estranhas a longa distância, mas ainda não conseguiu estabelecer um sistema de vigilância em torno da própria mente.

Todo pensamento estabelece uma sintonia.

Pensando, a criatura interage sobre seu semelhante, estabelecendo ligações, conforme o campo mental que a envolve ( ...)

Entretanto cabe ressaltar que, entre a abordagem do pensamento infeliz e sua aceitação em nosso campo mental, há uma distância a ser percorrida. (... ) Sheilla 

Tire suas duvidas e saiba mais sobre o Perispirito aqui neste link: http://www.guia.heu.nom.br/perispirito.htm
( Extraído do livro A Mensagem do Dia, psicografia de Clayton B. Levy, EME Ed , 1.a edição, 1997, pag 81)
Leda Maria Flaborea

BIBLIOGRAFIA
Xavier, F. C. / André Luiz (Espírito) - Mecanismos da Mediunidade - Cap. IV e V - Sistema Imunológico - FEB Ed, 12.a ed.
Pereira, Ivonne A. - Memórias de um Suicida - 2.a Parte, Cap. 1, FEB Ed pag. 215 a 219
Mensagem do Espírito Irmão Interno recebida pelo médium José E. Rodrigues, nos dias 13 de julho de 1987 e 30 de novembro de 1987, no Centro Espírita Amor e Luz - Rua Tibério, 264 - Lapa
Levy, Clayton B./Sheilla (Espírito) - A Mensagem do Dia - EME Ed., 1997, 1.a ed, pg 81
Revista Internacional de Espiritismo - n.o 2, março de 2000 - ?Larvas Psíquicas, Bacilos Psíquicos - a ameaça que a ciência desconhece.?
Revista Época - 17 de julho de 2000
Revista Galileu - julho de 2000
Jornal O Estado de São Paulo - 18 de julho de 2000 - Caderno Internacional, pag. A 17
(Publicado no Boletim GEAE Número 407 de 26 de dezembro de 2000)

Homossexualidade à luz do Espiritismo




Inicialmente vamos examinar a questão da homossexualidade  à luz da
Nossa consoladora Doutrina Espírita. Ao final, propomos algumas reflexões e
damos sugestões que esperamos possam ajudá- lo.
 
Na questão 202 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta:
 “Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou
no de uma mulher?" A resposta: "Isso pouco lhe importa. O que o guia na
escolha são as provas por que haja de passar".
Os Espíritos superiores querem dizer com isto que, escolhida a
opção, deve- se enfrentar as provas referentes a tal opção. Se a escolha for
o corpo masculino, deverá enfrentar as experiências reservadas ao homem; se
a encarnação ocorrer no vaso feminino, as provas serão as reservadas às
mulheres, como, por exemplo, a maternidade. Em conseqüência, devem suportar
com resignação as provas que dizem respeito ao sexo escolhido.
Segundo o pensamento espírita, o homossexual é um espírito que
enfrenta momento de provação, e que deve estar vigilante para que saia
vitorioso desta provação, em vez de agravar os seus débitos perante a lei
divina. Você deve estar se perguntando: E o que é estar de acordo com a lei
divina? A resposta foi dada por Jesus: Fazer aos outros todo o bem que
gostaríamos que nos fizessem. Certamente que isso se manifesta também em
nossos relacionamentos afetivos, através de gestos de respeito e c arinho por
aqueles seres com quem nos relacionamos. Então, o equilíbrio sexual (que se
manifesta por um comportamento que não é promíscuo e nem desrespeitoso para
com os sentimentos alheios) é caminho seguro tanto para homossexuais como
para heterossexuais.
Todos nós, amigo[a], somos seres em busca do equilíbrio espiritual.
A maior parte de nós traz graves comprometimentos no que diz respeito no
campo sexual. O Espírito Emmanuel, em sua obra "Vida e Sexo", psicografada
por Chico Xavier, nos informa que, quase sempre, os que chegam no
além- túmulo, sexualmente desequilibrados, depois de longas perturbações,
renascem no mundo tolerando moléstias insidiosas, ou em condição
homossexual, amargando pesadas provas como conseqüência dos excessos que
cometeram no passado
Depreende- se, portanto, que os homossexuais são Espíritos que podem
ter cometido abusos sexuais em sexo diferente do atual, respondendo, tal
comportamento no passado, pela atual atração que sente por pessoas do mesmo
sexo, devendo resistir a esses apelos instintivos em prol do seu
aperfeiçoamento moral.
Ainda o Espírito Emmanuel, em O Consolador, nos mostra que Deus não
extermina as paixões dos homens, mas fá-las evoluir, convertendo- as pela dor
em sagrados patrimônios da alma, competindo às criaturas dominar o coração,
guiar os impulsos, orientar as tendências, na evolução sublime dos seus
sentimentos.
Informa Emmanuel que observamos almas numerosas aprendendo, entre as
angústias sexuais do mundo, a renúncia e o sacrifício, em marcha para as
mais puras aquisições do amor divino.
A recomendação do Espiritismo para o respeito e a compreensão para
com os irmãos que transitam em condições sexuais inversivas
(homossexualismo) ocorre em função do sentimento de fraternidade ou caridade
que deve presidir o relacionamento humano, mas igualmente pelo fato de que
nenhum de nós tem autoridade suficiente para condenar quem quer que seja,
pois todos temos dificuldades morais e/ou materiais graves que precisam de
educação. A esse respeito, Emmanuel finaliza o livro Vida e Sexo com a
seguinte recomendação: "Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo
afetivo, seja com quem for e como for, colocai- vos, em pensamento,
no lugar dos acusados, analisando as vossas tendências mais íntimas e, após
verificardes se estais em condições de censurar alguém, escutai no âmago da
consciência, o apelo inolvidável do Cristo: Amai- vos uns aos outros como eu
vos amei".
O escritor e médico psiquiatra Jorge Andréa, no seu livro Forças
Sexuais da Alma, editado pela FEB, considera que o homossexual, ao atender
os sentidos em satisfação sexual, não estará em processo de realização
plena. Na homossexualidade, como em qualquer outro processo provacional,
sofremos as conseqüências de nossos atos anteriores. Então, se reencarnamos
com uma distonia relacionada a área sexual, isso nos deve ser encarado como
sinalizador de que cometemos deslizes graves nessa área e que necessitamos
de ajustes, principalmente no setor moral. Segundo Jorge Andréa, a falta de
sintonia entre o ser e o querer ser, ou entre o que se é e o que se pensa
ser, transforma o homossexual, masculino ou feminino, num ser frustrado
(ainda que a negativa seja comum, num mecanismo psicológico por demais
conhecido), atormentado por ilusões e anseios de consumação às vezes
impossível e que o debilitam moralmente, abrindo porta larga a graves
obsessões (obsessão é a influenciação negativa de um espírito desencarnado
sobre uma pessoa).
Para o homossexual, querido[a] amigo[a], há necessidade
intransferível de vivência equilibrada no campo sexual a fim de encontrar a
harmonia para as futuras reencarnações. Tanto o homossexual como o
heterossexual devem buscar a sua reforma interior, não cedendo aos
arrastamentos provocados pelos impulsos instintivos e sensuais. Ensinam- nos
os espíritos que a energia sexual é criação divina e que o sexo em bases de
amor e c arinho, respeito e atenção pelo sentimento alheio, é força
maravilhosa.
A Doutrina Espírita não condena a pessoa do homossexual. Ao
contrário, recomenda que tenhamos para com ele todo o respeito, a
consideração e o carinho, uma vez que é um espírito que atravessa momento
difícil (até mesmo tormentoso) em que necessita promover a sua edificação
moral, através de uma conduta sexual equilibrada. O que não é lícito ao
hetero, também não pode ser ao homossexual. Para ambos, os abusos, tais como
as orgias, o sadomasoquismo, a necrofilia, a pedofilia e outros, são
práticas que comprometem o equilíbrio no manuseio das forças genésicas e são
contrárias às leis naturais, dando uso aos órgãos sexuais de maneira diversa
do que recomenda a sua natureza.
O Espírito André Luiz, no seu livro Conduta Espírita, psicografado
por Chico Xavier, recomenda "distinguir no sexo a sede de energias
superiores que o Criador concede à criatura para equilibrar- lhe as
atividades, sentindo- se no dever de resguardá- la contra os desvios
suscetíveis de corrompê- la".
Geziel Andrade, autor de "Doenças, Cura e Saúde à Luz do
Espiritismo", em consonância com André Luiz, Jorge Andréa e Ney Prietto
Peres, afirma que a sexualidade desvirtuada conduz a graves consequências,
ocasionando repercussões dolorosas para o Espírito no Além e na própria
reencarnação.
Bem, amigo[a], essa é a visão do Espiritismo a respeito da questão.
Se ele não aprova a prática desregrada do sexo, tanto por parte do
homossexual, quanto pelo heterossexual, também é certo que ele não condena
ninguém pelas escolhas que fizer em sua Vida. Apenas nos alerta a respeito
da Lei de Ação e Reação, segundo a qual recebemos de volta os efeitos de
nossa própria conduta. Conforme asseverou Jesus: "A semeadura é livre, mas a
colheita é obrigatória".
Jamais se imagine abandonado por Deus, amigo[a]. Todos somos
criaturas amadas pelo Criador. Ao nosso lado, bons espíritos, verdadeiros
anjos de bondade, estão permanentemente nos aconselhando, sussurrando aos
nossos ouvidos boas sugestões que nos conduzirão à paz e à felicidade
interior. Lembre- se permanentemente que Jesus e sua bondade infinita estão
ao nosso lado, nos encorajando, e que Deus jamais coloca fardos
excessivamente  pesados sobre nossos ombros.
Texto do pensador espírita Hernani Guimarães
Andrade, ex- presidente do Instituto Brasileiro de Psico- Biofísica, desencarnado em 2003
1. "Não ignoramos que há inúmeras formas de manifestação do
homossexualismo. Entre elas, a mais marcante (...) é o "transexualismo". O
transexual poderia ser descrito como aquele indivíduo que possui a alma de
um dado sexo, inserida no corpo de um outro sexo. Por exemplo, uma alma
feminina habitando um corpo masculino, e vice- versa".
Esse fato "(...) favorece a hipótese de que pelo menos o
transexualismo seja motivado por uma herança reencarnatória. Neste caso, se
um indivíduo, que se reencarnou reiteradas vezes com um determinado sexo,
vem a renascer com um sexo oposto, ele provavelmente sofrerá problemas do
gênero transexualismo. Pelo menos há uma grande possibilidade de isto
ocorrer.
A troca de sexo de uma encarnação para outra pode não ser
exclusivamente a causa do homossexualismo, pois vários fatores educacionais
poderiam contribuir para despertar no indivíduo as tendências sepultadas nas
profundezas de seu inconsciente espiritual. Deve ter- se em conta, também,
outras variáveis que possam influir na equação que define o homossexualismo
(...). Assim, por exemplo, apontamos duas imediatamentes evidentes: 1) o
tempo que o indivíduo passou desencarnado (intermissão); 2) o número de
vezes que ele renasceu e viveu tendo determinado sexo. (. . .) É possível que
as fortes características sexuais se atenuem com uma demorada intermissão.
Por outro lado, a reiterada repetição de um mesmo tipo de sexo pode
contribuir para acentuar as tendências do indivíduo a determinado
comportamento sexual. Se, em sucessivos renascimentos, ele alternou os
sexos, talvez seu comportamento sexual venha a depender sobretudo da
educação recebida durante a infância e a juventude. Isto porque ele é
portador aproximadamente de igual carga de sexualidade masculina e feminina.
Talvez seja este o motivo pelo qual o número de homossexuais parece
aumentar à medida que o meio social se torna mais tolerante e menos
repressivo. Os indivíduos com maior tendência em relação a um dado
comportamento sexual e que poderiam proceder normalmente, serão estimulados
pelas facilidades do meio social a mudar de atitude. Antigamente a educação
muito rígida e repressiva contribuía para enquadrar o indivíduo ambisséxuo,
em seu sexo natural.
O homossexualismo não deve, pois, ser classificado como uma
psicopatia ou como um comportamento merecedor de discriminação ou medidas
repressivas. O homossexual, especialmente o "transexual", merece toda a
nossa compreensão e ajuda, para que ele possa vencer sua luta de adaptação
ao novo sexo adquirido com o renascimento. Alguns homossexuais poderão ser
reorientados, de maneira a se comportarem normalmente dentro dos padrões
impostos pelo meio social. Entretanto, igual reorientação é necessária aos
indivíduos normais para que se compenetrem da necessidade de tolerar e
aceitar fraternalmente os homossexuais". (Hernani Guimarães Andrade)

14 de nov. de 2010

O Credo do Espiritismo




  "Crer em um Deus Todo-Poderoso, soberanamente justo e bom; crer na alma e em sua imortalidade; na preexistência da alma como única justificativa do presente; na pluralidade das existências como meio de expiação, de reparação e de adiantamento intelectual e moral

Na perfectibilidade dos seres mais imperfeitos; na felicidade crescente na perfeição; na eqüitativa remuneração do bem e do mal, segundo o princípio: a cada um segundo as suas obras; na igualdade da justiça para todos, sem exceções, favores nem privilégios para nenhuma criatura; na duração da expiação limitada à da imperfeição; no livre arbítrio do homem, que lhe deixa sempre a escolha entre o bem e o mal.
   Crer na continuidade das relações entre o mundo visível e o mundo invisível, na solidariedade que religa todos os seres passados, presentes e futuros, encarnados e desencarnados, considerar a vida terrestre como transitória e uma das fases da Vida do Espírito, que é eterno;

Aceitar corajosamente as provações, tendo em vista o futuro mais invejável do que o presente; praticar a caridade em pensamentos, em palavras e em ações na mais ampla acepção da palavra; se esforçar cada dia para ser melhor do que na véspera, extirpando alguma imperfeição de sua alma; submeter todas as suas crenças ao controle do livre exame e da razão, e nada aceitar pela fé cega;
   Respeitar todas as crenças sinceras, por irracionais que nos pareçam, e não violentar a consciência de ninguém; ver, enfim, nas diferentes descobertas da ciência a revelação das leis da Natureza, que são as leis de Deus:

Eis o Credo, a religião do Espiritismo, religião que pode se conciliar com todos os cultos, quer dizer, com todas as maneiras de adorar a Deus. É o laço que deve unir todos os Espíritas em uma santa comunhão de pensamentos, à espera que una todos os homens sob a bandeira da fraternidade universal.

  Com a fraternidade, filha da caridade, os homens viverão em paz, se poupando os males inumeráveis que nascem da discórdia, filha, a seu turno, do orgulho, do egoísmo, da ambição, do ciúme e de todas as imperfeições da Humanidade.

O Espiritismo dá aos homens tudo o que é preciso para sua felicidade neste mundo, porque lhes ensina a se contentarem com aquilo que têm; que os Espíritos sejam, pois, os primeiros a aproveitarem os benefícios que ele traz, e que inaugura entre eles o reino da harmonia, que resplandecerá nas gerações futuras.
   Os Espíritos que nos cercam aqui são inumeráveis, atraídos pelo objetivo que nos propusemos em nos reunindo, a fim de darem aos nossos pensamentos a força que nasce da união.

Doemos àqueles que nos são caros uma boa lembrança e um testemunho de nossa afeição, os encorajamentos e as consolações àqueles que deles têm necessidade. Façamos de maneira que cada um receba a sua parte dos sentimentos de caridade benevolente, da qual estaremos animados.

  E que esta reunião traga os frutos que todos estão no direito de esperá-los."
 


Decálogo para nós



 
1º)  Guardaremos nossa consciência fiel a Deus,
  Acima de tudo.


2º)  Tornaremos Jesus por Mestre constante,
  Seguindo-Lhe os passos.


3º)  Não permutaremos valores eternos,
  Por futilidades do caminho.


4º)  Honraremos nossos antepassados com o desempenho de nossas obrigações,
  A fim de que o Senhor nos abençoe.


5º)  Respeitaremos no corpo o vaso sagrado,
  Em que se expressará a Vontade Divina.


6º)  Não esperaremos pelos outros,
  Na execução das boas obras.


7º)  Não mataremos senão o mal,
  Que ainda se enraíza dentro de nós.


8º)  Distribuiremos a verdade com amor,
  De modo a não ferir.


9º)  Não cobiçaremos do próximo,
  Senão a santidade e o caráter cristão.


10º)  Procuraremos o bem através de todas as pessoas e circunstâncias,
  De pensamento voltado para Jesus, hoje e sempre.


Psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier (Chico Xavier) pelo espírito André Luiz.
Mensagem extraída do livro A Verdade Responde, editora IDEAL.


6 de nov. de 2010

Dupla Renovação






"Época de transição", esta é a legenda que repetis frequentemente para definir a atualidade terrestre, em que surpreendeis, a cada passo, larga fieira de ocorrências inusitadas.
- Conflitos.
- Desencarnações em massa.
- Acidentes enlutando almas e lares.
- Desvinculações violentas.
- Dramas no instituto doméstico.
- Processos obsessivos, culminando com perturbações e lágrimas.
- Moléstias de etiologia obscura.
- Incompreensões...
Forçoso observar, no entanto, que o Plano Físico e o Plano Espiritual que se lhe segue reagem constantemente um sobre o outro. Criaturas desencarnadas atuam no ambiente dos companheiros desencarnados e vice-versa. E se vos reportais ao término do segundo milênio de civilização cristã em que vos achais, com a expectativa e o entusiasmo de quem se vê à frente de uma era nova, as mesmas circunstâncias se verificam na Espiritualidade, entre aqueles que aspiram a obter o retorno à Terra, expressando propósitos de auto burilamento em nível mais alto de evolução.
É por isto que legiões enormes de irmãos, domiciliados no Mais Além, vêm solicitando, desde algum tempo, reencarnações difíceis; testemunhos acerbos de aperfeiçoamento íntimo; tempo curto no veículo físico, de modo a complementarem tarefas inacabadas em diversos setores da experiência humana; presença ligeira, junto de seres queridos, a fim de chamá-los à consideração da Vida Superior; ou empreitadas de serviço moral para a liquidação de empreendimentos redentores, largados por eles nos caminhos do tempo.
Para isso, tentam aproveitar-se da última vigésima parte do segundo milênio, a que nos referimos, para encerrarem o balanço das experiências menos felizes que lhes dizem respeito nos séculos últimos.
Perante a Vida Maior, quase tudo aquilo que vedes, presentemente, em matérias de agitação ou desequilíbrio, nada mais significa que a movimentação mais intensa de vastas coletividades que retornam à Esfera Física, em regime de urgência, no intuito de conseguirem retoques e meios com que possam abordar os tempos novos em condições mais dignas de trabalho e progresso.
Mantenhamo-nos prudentes, abstenhamo-nos de agravar dificuldades, evitemos a formação de problemas, orando e construindo, seja nos obstáculos que nos atinjam, sejam nas inquietações que assaltem aos outros. Mas sejam quais forem as circunstâncias, estejamos atentos à fé para servir e compreender, reconhecendo que todas as provas de hoje são recursos e instrumentos de que se vale a Providência Divina a fim de conduzir-nos à Vida Melhor de amanhã.

Por: Emmanuel
(Do livro 'Diálogo dos Vivos' - Chico Xavier e Herculano Pires)

2 de nov. de 2010

Mensagem de Chico Xavier/ José Mauro

O ESPIRITO DE BEZERRA DE MENESES SE COMUNICA ATRAVÉS DO MÉDIUM DIVALDO FRANCO E FALA SOBRE OS NOVOS TEMPOS

Esta é a nossa encarnação mais importante de todos os tempos!



Se de um lado a boa lógica nos diz que nossa última encarnação é sempre a mais importante, pois, mais uma vez, temos a oportunidade de nos redimir dos erros passados, creio que esta atual, pelas deduções mais abaixo, é especialíssima. Creio firmemente que é a nossa mais importante existência de todos os tempos. Se nos conscientizarmos desse fato, faremos com que nossos pensamentos, sentimentos e atitudes tomem salutar direção. Para que a conclusão do tema seja confirmada pelo(a) leitor(a), atentemos ao texto abaixo, de Santo Agostinho, e também às conclusões que vêm logo a seguir.

“Quem pudesse acompanhar um mundo em suas diferentes fases, desde o instante em que se aglomeram os primeiros átomos destinados a constitui-lo, vê-lo-ia a percorrer uma escala”. Incessantemente progressiva, mas de degraus imperceptíveis para cada geração, e a oferecer aos seus habitantes uma morada cada vez mais agradável, à medida que eles próprios avançam na senda do progresso. " (Santo Agostinho, O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo III, item 19)

Do depoimento logo acima destaquei, em negrito, a expressão "degraus imperceptíveis", a qual denota que não perceberemos de maneira evidente a passagem do nosso mundo, de Expiação e Provas, para a próxima e determinante etapa, a de Mundo de Regeneração. Mas, através de pesquisa e do raciocínio lógico, passaremos a enxergar o que parece não estar evidente.

Tenho a convicção de que caminhamos a passos largos nessa bendita direção. É saudável, caro leitor que duvide dessa minha convicção. Ninguém tem a obrigação de crer na convicção de outrem. Mas, após as informações que vêm a seguir, procure liberar sua mente de idéias preconcebidas, que possam impedir o raciocínio dedutivo, para livremente poder refletir sobre os esclarecimentos oriundos de grandes mestres de nossa Seara. Comecemos pelo preposto imediato do nosso Mestre Jesus, Allan Kardec:

I - Allan Kardec nos diz quando o Espiritismo se tornará crença comum em todo o mundo terreno:

Muitos de nós ainda não percebemos, mas Kardec já nos informou quando o Espiritismo será implantado na Terra (atenção: isso não quer dizer que todas as demais religiões deixarão de existir. Elas continuarão existindo, mas crendo na reencarnação e em outras leis naturais que são a base do Espiritismo). Na questão 798 de O Livro dos Espíritos, a qual tem como foco quando haverá a implantação do Espiritismo na Terra, Kardec nos esclarece que “(...) durante duas ou três gerações, ainda haverá um fermento de incredulidade, que unicamente o tempo aniquilará".

Como a boa lógica nos diz que após um período de incredulidade a única alternativa será um período de credulidade, façamos as contas para esclarecermo-nos sobre quando chegaremos a esse alvissareiro período. Antes, é importante dizer que, mesmo sendo a expectativa de vida na época de Kardec bem inferior aos 70 anos, o fato é que as pessoas consideravam essa idade como sendo o tempo de uma geração. Agora, sim, fazendo as contas a partir do ano de edição do primeiro livro espírita, 1857 (O Livro dos Espíritos):

Conclusão - I: O Espiritismo passará a ser crença comum no período compreendido entre os anos de 1997 e 2067.

II - Chico Xavier nos informa quando a Terra será um Mundo de Regeneração:

No livro Plantão de Respostas, volume II, Chico Xavier diz: "Emmanuel afirma que a Terra será um mundo regenerado por volta de 2057."

Conclusão - II: O Mundo de Regeneração terá seu alvorecer por volta de 2057, ano esse dentro dos limites de tempo em que Kardec afirma que o Espiritismo será crença comum.

III - Bezerra de Menezes nos informa quando o Espiritismo será implantado na Terra;

No livro Atitude de Amor, Editora Dufaux, psicografia de Wanderley Soares de Oliveira, Bezerra de Menezes nos esclarece que para o Espiritismo ser implantado na Terra houve um planejamento na espiritualidade, e que a implantação teve uma delimitação de três períodos distintos de 70 anos. O primeiro período de 70 anos, de 1857 a 1927; o segundo período, de 1928 a 1997; e o terceiro e último período, de 1998 a 2067. Sobre este último período, diz Bezerra de Menezes que é o período das atitudes, isto é, este é o momento de praticarmos o que até agora aprendemos com o Espiritismo. Por exemplo, se temos um belo discurso sobre fraternidade, chegou a hora de sermos fraternos. Como disse Richard Simonetti, "Chegou a hora do conhecimento descer da cabeça para o coração."

Conclusão - III: Bezerra de Menezes nos informa que a implantação do Espiritismo na Terra será no período de 1997 a 2067, período esse dentro dos limites de tempo em que Kardec afirma que o Espiritismo será crença comum.

IV - Bezerra de Menezes, através da psicofonia de Divaldo Franco, informa-nos que este é momento de transição para o mundo de Regeneração (Revista Reformador janeiro/05):

A mensagem de Bezerra de Menezes foi recebida na última reunião do Conselho Federativo Nacional da FEB, em 2004. Nosso amado benfeitor espiritual utilizou-se da mediunidade psicofônica de Divaldo Franco para dizer com todas as letras, sem deixar dúvida alguma sobre o teor do que tinha a nos passar, que "não podemos negar que este é o grande momento de transição do Mundo de Provas e de Expiações para o Mundo de Regeneração”. E complementou: “(...) Já não há mais tempo para adiarmos a proposta” de renovação do planeta."

Conclusão - IV: Bezerra de Menezes nos informa que este é o grande momento de transição do Mundo de Provas e de Expiações para o Mundo de Regeneração. Momento esse dentro dos limites de tempo em que Kardec afirma que o Espiritismo será crença comum.

V - Os espíritos Maria Modesto Cravo e Joanna de Angelis nos alertam sobre a renovação que já está ocorrendo em nosso planeta!

Duas informações:

A primeira: No livro Reforma íntima sem Martírio, lançado e editado nesta primeira década do século XXI (essa informação é importante), Editora Dufaux, psicografia de Wanderley Soares de Oliveira, o espírito Maria Modesto Cravo diz: “Uma geração nova regressa às fileiras carnais da humanidade para arejar o panorama de todas as expressões segmentares do orbe, interligando-as e projetando-as a ampliados patamares de utilidade. (...)”. É tempo de renovar.

A segunda: No livro Momentos de Harmonia, lançado e editado em 1991 (essa informação é importante), Editora Leal, psicografia de Divaldo Franco, o espírito Joanna de Angelis diz: "(...) dá-se neste momento a renovação do planeta, graças à qualidade dos espíritos que começam a habitá-lo, enriquecidos de títulos de enobrecimento e de interesse fraternal."

Essa alvissareira notícia de renovação do planeta, certamente a mais importante ocorrência depois da vinda de Cristo e do nascimento de Kardec, nos leva à quinta conclusão:

Conclusão - V: Os espíritos Joanna de Angelis e Maria Modesto cravo nos informam que espíritos especiais (fraternos, nobres) estão retornando à Terra com o objetivo de arejar o panorama de todas as expressões segmentares do nosso planeta, com o objetivo de renová-lo, e essa renovação se dá dentro dos limites de tempo em que Kardec afirma que o espiritismo será crença comum.

VI - O respeitado médium e orador baiano Divaldo Franco disse, em palestra proferida em 1999, que, em 2025, 200 mil espíritos altamente evoluídos retornarão à Terra.

Caro(a) leitor(a), conforme a bem-vinda informação logo acima, mais a informação do item V, em que Joanna de Angelis e Maria Modesto Cravo esclarecem-nos que espíritos nobres e fraternais (também inteligentes) estão retornando à Terra com o objetivo de ajudar na renovação do planeta, podemos então formular a seguinte pergunta:

Como será nosso planeta Terra em 2060?

A resposta da questão acima teremos de forma dedutiva:

a) Em 2060, os espíritos nobres, fraternos e inteligentes que, segundo os amáveis espíritos Joanna de Angelis e Maria Modesto Cravo, já estão retornando à Terra, terão até 70 anos de idade;

b) Em 2060, os 200 mil espíritos altamente evoluídos que reencarnarão em 2025, segundo informação recebida (e divulgada) pelo respeitabilíssimo médium e orador Divaldo Franco, terão 35 anos de idade;

c) Em 2060, os atuais líderes mundiais e indivíduos outros que tendem ao mal estarão desencarnados!

Conclusão — VI: No ano 2060, estarão habitando a Terra espíritos que, pela sua índole, têm todas as qualidades para habitar um Mundo de Regeneração, dentro dos limites de tempo em que Kardec afirma que o Espiritismo será crença comum.

Conclusão

Somos habitantes da Terra num momento muito especial, o que é uma dádiva divina. Esta é a grande oportunidade que temos de iniciar a reparação dos nossos erros pretéritos. Precisamos, com toda nossa força, com toda nossa vontade, com todo nosso empenho, aproveitar esta oportunidade de aqui estarmos habitando este planeta que, logo, logo, pode nos dar a condição de termos um ambiente onde a tendência ao bem seja a tônica. Como alcançar essa graça? A única solução é iniciarmos já nossa regeneração espiritual.

Sugiro três passos para bem aproveitarmos esta nossa atual existência:

a) Valorizarmos e agradecermos ao Mestre Jesus a oportunidade de estar vivendo nossa mais importante encarnação de todas as existências que tivemos.

Sobre a importância da reencarnação, relembremos o que disse o espírito Emmanuel: “Cada encarnação é como se fosse um atalho nas estradas da ascensão. Por esse motivo, o ser humano deve amar a sua existência de lutas e de amarguras temporárias, porquanto ela”. “Significa uma benção divina, quase um perdão de Deus.”

b) Iniciarmos urgentemente um processo de autoconhecímento.

A base de toda mudança comportamental é o autoconhecímento. E aí está a maior dificuldade do ser humano. E uma das alternativas para melhor nos conhecermos é a interiorização, que é o ato de enfrentarmos o nosso mundo interior e de admitirmos para nós mesmos a natureza de nossos sentimentos. Isto é, não falarmos "eu nunca sinto mágoa" ou "a raiva não faz parte de minha vida". Esse proceder de negar nossos sentimentos inferiores chama-se auto-ilusão, uma atitude altamente destrutiva. A partir do momento em que admitimos nossos sentimentos inferiores (sem baixa auto-estima), abre-se uma porta para aprendermos a ter autocontrole e se nos dá condição de iniciarmos o processo de mudança.

c) Transformarmos em vivência prática nosso discurso sobre convivência e fraternidade, principalmente em nossa casa espírita.

Sobre o tema fraternidade, disse o espírito Ermance Dufaux (livro unidos pelo Amor, Editora Dufaux): "Antes aos projetos 'além paredes' estimulemos a fraternidade, prioritariamente, ao próximo mais próximo, aquele que divide conosco as responsabilidades doutrinárias rotineiras em nossa casa espírita, encetando esforços pela convivência jubilosa e libertadora. Conviver fraternalmente deve ser a essência de nossa causa. O centro espírita, escola das virtudes superiores, é o ambiente de disciplina e treinamento dos novos modelos de relações."

Caro(a) leitor(a), conscientizarmos-nos que ser fraternos é simplesmente uma questão de escolha. Então, que nós, que temos a dádiva de ter conhecido o Espírito Consolador, possamos escolher o caminho da fraternidade e, com isso, merecermos ser habitantes da Terra em sua nova e breve etapa:

Mundo de Regeneração. Mesmo que pela nossa idade atual - não consigamos esse intento nesta existência. Mas, para quem crê na reencarnação, sempre há esperança!

CONSELHOS SIMPLES/PELO MEDIUM DIVALDO FRANCO

ANJOS GUARDIÕES





Os anjos guardiães são embaixadores de Deus, mantendo acesa a chama da fé nos corações e auxiliando os enfraquecidos na luta terrestre.

Quais estrelas formosas, iluminam as noites das almas e atendem-lhes as necessidades com unção e devotamento inigualáveis.

Perseveram ao lado dos seus tutelados em toda circunstância, jamais se impacientando ou os abandonando, mesmo quando eles, em desequilíbrio, vociferam e atiram-se aos despenhadeiros da alucinação.

Vigilantes, utilizam-se de cada ensejo para instruir e educar, orientando com segurança na marcha de ascensão.

Envolvem os pupilos em ternura incomum, mas não anuem com seus erros, admoestando com severidade quando necessário, a fim de lhes criarem hábitos saudáveis e conduta moral correta.

São sábios e evoluídos, encontrando-se em perfeita sintonia com o pensamento divino, que buscam transmitir, de modo que as criaturas se integrem psiquicamente na harmonia geral que vige no Cosmo.

Trabalham infatigavelmente pelo Bem, no qual confiam com absoluta fidelidade, infundindo coragem àqueles que protegem, mantendo a assistência em qualquer circunstância, na glória ou no fracasso, nos momentos de elevação moral e naqueloutros de perturbação e vulgaridade.

Nunca censuram, porque a sua é a missão de edificar as almas no amor, preservando o livre-arbítrio de cada uma, levantando-as após a queda, e permanecendo leais até que alcancem a meta da sua evolução.

Os anjos guardiães são lições vivas de amor, que nunca se cansam, porquanto aplicam milênios do tempo terrestre auxiliando aqueles que lhes são confiados, sem se imporem nem lhes entorpecerem a liberdade de escolha.

Constituem a casta dos Espíritos Nobres que cooperam para o progresso da humanidade e da Terra, trabalhando com afinco para alcançar as metas que anelam.

Cada criatura, no mundo, encontra-se vinculada a um anjo guardião, em quem pode e deve buscar inspiração, auscultando-o e deixando-se por ele conduzir em nome da Consciência Cósmica.

Tem cuidado para que te não afastes psiquicamente do teu anjo guardião.

Ele jamais se aparta do seu protegido, mas este, por presunção ou ignorância, rompe os laços de ligação emocional e mental, debandando da rota libertadora.

Quando erres e experimentes a solidão, refaze o passo e busca-o pelo pensamento em oração, partindo de imediato para a ação edificante.

Quando alcances as cumeadas do êxito, recorda-o, feliz com o teu sucesso, no entanto preservando-te do orgulho, dos perigos das facilidades terrestres.

Na enfermidade, procura ouvi-lo interiormente sugerindo-te bom ânimo e equilíbrio.

Na saúde, mantém o intercâmbio, canalizando tuas forças para as atividades enobrecedoras.

Muitas vezes sentirás a tentação de desvairar, mudando de rumo. Mantém-te atento e supera a maléfica inspiração.

O teu anjo guardião não poderá impedir que os Espíritos perturbadores se acerquem de ti, especialmente se atraídos pelos teus pensamentos e atos, em razão do teu passado, ou invejando as tuas realizações... Todavia te induzirão ao amor, a fim de que te eleves e os ajudes, afastando-os do mal em que se comprazem.

O teu anjo guardião é o teu mestre e amigo mais próximo.

Imana-te a ele.

Entre eles, os anjos guardiães e Deus, encontra-se Jesus, o Guia perfeito da humanidade.

Medita nas Suas lições e busca seguir-Lhe as diretrizes, a fim de que o teu anjo guardião te conduza ao aprisco que Jesus levará ao Pai Amoroso.


Divaldo Pereira Franco. Da obra: Momentos Enriquecedores.
Ditado pelo Espírito Joanna de Angelis, Salvador, BA: LEAL, 1994.

DILMA: A 1° MULHER ELEITA PRESIDENT(A) DO BRASIL( EU PREVI ISSO AQUI)



Fatores que levaram Dilma a ser eleita:

Primeiro: 2010 é regido pelo numero 3 na numerologia,numero esse considerado da auto-expressão, comunicação, confiança, criatividade, otimismo e do bom relacionamento social.

Segundo: No taro o 3 é representado pelo Arcano Maior A Imperatriz. Uma mulher de personalidade forte, inteligente, corajosa, protetora da família, fértil e também é capaz de produzir importantes transformações sociais.
Terceiro: O Planeta regente de 2010 é vénus,planeta totalmente favorável Às mulheres.
Quarto: O regente de 2010 segundo os orixás é xangô o orixá da justiça,aquele que pune os errados e protege os inocentes.
Quinto: No horoscopo chinês o ano é do tigre o ano de novidades, realização e coragem.
Sexto e ultimo:Somando tudo isso e mais as previsões 
chegamos a conclusão que de fato seria impossível a Dilma perde as eleições.

Eu como Brasileiro,desejo que ela consiga fazer um ótimo governo para todos,que ela sinta a sensibilidade de Vênus e tenha ao seu lado as energias de Xangô para fazer assim o melhor para o Brasil. Com Justiça e Amor!


Regih Ricarth.

1 de nov. de 2010

DIA DE FINADOS É CERTO COMEMORAR?





Pergunta: Estamos nos aproximando do dia 2 de novembro, que é considerado um dia dedicado aos mortos, aos finados. O respeito da legislação vigente chega inclusive a declarar a data como feriado nacional, no intuito de que as pessoas possam prestar suas homenagens ao parentes e conhecidos já desencarnados. Os espíritas são naturalmente questionados a respeito do assunto. Como a Doutrina Espírita encara este tema?
Resposta: Realmente o tema desperta algumas dúvidas. Mesmo alguns companheiros espíritas perguntam se devem ou não ir aos cemitérios no dia 2 de novembro, se isto é importante ou não. Antes de tudo, lembremos que o respeito instintivo do homem pelos desencarnados, os chamados mortos, é uma conseqüência natural da intuição que as pessoas têm da vida futura. Não faria nenhum sentido o respeito ou as homenagens aos mortos se no fundo o homem não acreditasse que aqueles seres queridos continuassem vivendo de alguma forma. É um fato curioso que mesmo aqueles que se dizem materialistas ou ateus nutrem este respeito pelos mortos.
Embora o culto aos mortos ou antepassados seja de todos os tempos, Leon Denis nos diz que o estabelecimento de uma data específica para a comemoração dos mortos é uma iniciativa dos druidas, antigo povo que viveu na região que hoje é a França. Os druidas, um povo que acreditava na continuação da existência depois da morte, se reuniam nos lares, não nos cemitérios, no primeiro dia de novembro, para homenagear e evocar os mortos.
A noção de imortalidade que a maioria das pessoas tem, no entanto, ainda é confusa, fazendo com que as multidões se encaminhem para os cemitérios, como se o cemitério fosse a morada eterna daqueles que pereceram. O Espiritismo ensina o respeito aos desencarnados como um dever de fraternidade, mas mostra que as expressões de carinho não precisam ser realizadas no cemitério, nem é necessário haver um dia especial para que tais lembranças ou homenagens sejam realizadas.
Pergunta: Mas para os espíritos desencarnados o dia 2 de novembro têm alguma coisa mais solene, mais importante? Eles se preparam para visitar os que vão orar sobre os túmulos?

Resposta: É preciso entender que nossa comunicação com os desencarnados é realizada através do pensamento. As preces, as orações, são vibrações do pensamento que alcançam os espíritos. Nossos entes queridos desencarnados são sensíveis ao nosso pensamento. Se existe entre eles e nós o sentimento de verdadeira afeição, se existe esse laço de sintonia, eles percebem nossos sentimentos e nossas preces, independente de ser dia de finados ou não.
Esse é o aspecto consolador da Doutrina Espírita: a certeza de que nossos queridos desencarnados, nossos pais, filhos, parentes e amigos, continuam vivos e continuam em relação conosco através do pensamento. Não podemos privar de sua presença física, mas o sentimento verdadeiro nos une e eles estão em relação conosco, conforme as condições espirituais em que se encontrem. Realizaram a grande viagem de retorno à pátria espiritual antes de nós, nos precederam na jornada de retorno, mas continuam vivos e atuantes.
Um amigo incrédulo uma vez nos falou: "Só vou continuar vivo na lembrança das pessoas". Não é verdade. Continuamos tão vivos após a morte quanto estamos vivos agora. Apenas não dispomos mais deste corpo de carne, pesado e grosseiro.
Então, os espíritos atendem sim aos chamados do pensamento daqueles que visitam os túmulos. No dia 2 de novembro, portanto, como nos informam os amigos espirituais, o movimento nos cemitérios, no plano espiritual, é muito maior, porque é muito maior o número de pessoas que evocam, pelas preces e pelos sentimentos, os desencarnados.
Pergunta: E se estes desencarnados pudessem se tornar visíveis, como eles se mostrariam?

Resposta: Com a forma que tinham quando estavam encarnados, para que pudessem ser reconhecidos. Não é raro que o espírito quando desencarne sofra ou provoque alterações na sua aparência, ou seja no seu corpo espiritual. Espíritos que estão em equilíbrio mental e emocional podem se apresentar com uma aparência mais jovem do que tinham quando estavam encarnados, enquanto outros podem inclusive adotar a aparência que tinham em outra encarnação. Por outro lado, espíritos que estão em desequilíbrio podem ter uma aparência muito diferente da que tinham no corpo, pois o corpo espiritual mostra o verdadeiro estado interior do espírito.
Pergunta: E quanto aos espíritos esquecidos, cujos túmulos não são visitados? Como se sentem?

Resposta: Isto depende muito do estado do espírito. Muitos já reconhecem que a visita aos túmulos não é fundamental para se sentirem amados. Outros, no entanto, comparecem aos cemitérios na esperança de encontrar alguém que ainda se lembre deles e se entristecem quando se vêem sozinhos.
Pergunta: A visita ao túmulo traz mais satisfação ao desencarnado do que uma prece feita em sua intenção?

Resposta: Visitar o túmulo é a exteriorização da lembrança que se tem do espírito querido, é uma forma de manifestar a saudade, o respeito e o carinho. Desde que realizada com boa intenção, sem ser apenas um compromisso social ou protocolar, desde que não se prenda a manifestações de desespero, de cobranças, de acusações, como ocorre em muitas situações, a visitação ao túmulo não é condenável. Apenas é desnecessária, pois a entidade espiritual não se encontra no cemitério, e pode ser lembrada e homenageada através da prece em qualquer lugar. A prece ditada pelo coração, pelo sentimento, santifica a lembrança, e é sempre recebida com prazer e alegria pelo desencarnado.
Pergunta: No ambiente espiritual dos cemitérios comparecem apenas os espíritos cujos corpos foram lá enterrados?

Resposta: Não. Segundo as narrativas, o ambiente espiritual dos cemitérios fica bastante tumultuado no chamado Dia de Finados. E isto ocorre por vários motivos. Primeiro, como já dissemos, pela própria quantidade de pessoas que visitam os túmulos. Cada um de nós levamos nossas companhias espirituais, somos acompanhados pelos espíritos familiares. Depois, porque muitos espíritos que estão vagando desocupados e curiosos do plano espiritual também acorrem aos cemitérios, atraídos pelo movimento da multidão, tal como ocorre entre os encarnados. Alguns comparecem respeitosos enquanto outros se entregam à galhofa e à zombaria.
Pergunta: E existem espíritos que permanecem fixado no ambiente do cemitério depois de sua desencarnação?

Resposta: Sim, embora esta não seja um ocorrência comum. Além disso, devemos nos lembrar que nos cemitérios, bem como em qualquer lugar, existem equipes espirituais trabalhando para auxiliar, dentro do possível, os que estão em sofrimento.
Pergunta: Os espíritos ligam alguma importância ao tratamento que é dado ao seu túmulo? As flores, os enfeites, as velas, os mausoléus, influenciam no estado espiritual do desencarnado?

Resposta: Não. Somente os espíritos ainda muito ligados às manifestações materiais poderiam se importar com o estado do seu túmulo, e mesmos estes em pouco tempo percebem a inutilidade, em termos espirituais, de tais arranjos. O carinho com que são cuidados os túmulos só tem algum sentido para os encarnados, que devem se precaver para não criarem um estranho tipo de culto. Não devemos converter as necrópoles vazias em "salas de visita do além", como diz Richard Simonetti. Há locais mais indicados para nos lembrarmos daqueles que partiram.
Pergunta: E que tipo de local seria este?

Resposta: O lar! Nossos entes familiares que já desencarnaram podem ser lembrados na própria intimidade e no aconchego de nosso lar, ao invés da frieza dos cemitérios e catacumbas. Eles sempre preferirão receber nossa mensagem de saudade e carinho envolvida nas vibrações do ambiente familiar. Qualquer que seja a situação espiritual em que eles se encontrem, serão alcançados pelo nosso pensamento. Por isso, devemos nos esforçar para, sempre que lembrarmos deles, que nosso pensamento seja de saudade equilibrada, de desejo de paz e bem-estar, de apoio e afeto, e nunca de desespero, de acusação, de culpa, de remorso.
Pergunta: Mas a tristeza é natural, não?

Resposta: Sim, mas não permitamos que a saudade se converta em angústia, em depressão. Usemos os recursos da confiança irrestrita em Deus, da certeza de Sua justiça e sua bondade. Deus é Amor, e onde haja a expressão do amor, a presença divina se faz. Vamos permitir que essa presença acalme nosso coração e tranqüilize nosso pensamento, compreendendo que os afetos verdadeiros não são destruídos pela morte física, não são encerrados na sepultura. Dois motivos portanto para não cultivarmos a tristeza: sentimos saudades – e não estamos mortos; nossos amados não estão mortos – e sentem saudades...Se formos capazes de orar, com serenidade e confiança, envolvendo a saudade com a esperança, sentiremos a presença deles entre nós, envolvendo nossos corações em alegria e paz.

Referências:
O Livro dos Espíritos – Allan Kardec – questões 320 a 329
Quem tem medo da morte? – Richard Simonetti